sexta-feira, 27 de julho de 2012

Fotografia caseira


Ouço muitas pessoas reclamando que não conseguem fazer fotografia com câmeras simples, há muito tempo eu não faço isso, mas acredito que posso ajudar.


Fotografia é luz capturada.
Conhecimento de física é bom, mas se você matou as aulas não precisa ficar desses desesperado, pq a prática mostra como isso funciona.

A luz - Eis a guerra.
Comece com a luz que entra pelas janelas da sua casa e incidem nas paredes. 
Janela alta, parte da luz é refletida de um lençol branco, o que faltou nessa foto foi um pó compacto para tirar esse brilho no rosto, estou totalmente sem maquiagem. Note como a resolução é baixa, 1,3Megapixel do celular x2-01 da Nokia, mesmo assim não impediu de criar uma fotografia suficientemente boa para perfis de redes-sociais, como facebook.
Celular x2-01 câmera de 1,3Mp

As câmeras digitais domésticas tem um fotometro que mede a intensidade da luz e tenta corrigir a ausência da luz, o que é desastroso quando você tenta sair da rotina, por exemplo, eu que sou muito branca quando uso câmeras que tem esse recurso tenho que usar um fundo meio claro, se não fico parecendo uma lampada quando há luz direcionada para o meu rosto.
Parede chapiscada, para clarear um pouco de cal e pichação 
para dar um ar artístico, sem incidência de sol direto.
Celular x2-01 Nokia

Essa câmera era a minha paixão, na época câmera digital ainda não havia se popularizado. Ela tinha um problema, tinha o sensor muito fraco criando esse efeito de grãos, e não funcionava bem com ambiente diversos e movimentos. Mas consegui tirar proveito disso.
Ainda com luz natural, câmera Concord 1,8 MegaPixel, modelo Lachat
Tem uma técnica de colocar meia fina sobre a lente da câmera, para deixar a luz mais difusa, mas nunca fiz ela.
Um pouco do efeito "lampada".
Luz Artificial 
"Refletor" super simples de fazer e eficiente.


Resultado:
Deitada na borda da caixa de luz, Câmera Concord 1,8 Megapixel

Concord 1,8MegaPixel, a maquiagem
com pó na boca é proposital.
Se você treme muito a mão a targus vende um tripé para câmeras domésticas a partir de 50 reais. Muito fácil de usar, em Cuiabá tem na loja Kadri.

Video explicativo, muito bom :D


Diferentes Luzes - achei esse vídeo interessante pq mostra a diferença enorme que dá a posição, a intensidade e a cor da luz.


Foco e Profundidade de campo.
Que adquiriu câmera profissional e está com dificuldade de manobrar e entender. É muito importante entender isso.


ISO - antigamente se usava cristais de prata na fabricação dos filmes fotográficos, descobriram que os cristais grandes queimavam na luz mais rapidamente que os cristais pequenos, daí eles dividiram esses cristais em tamanhos, que são os ISOs que vemos na configuração da câmera, da mesma forma das câmeras tradicionais, o ISO grande apesar de rápido o tamanho do cristal grande acaba dando efeito de granulado na foto.
Como associar, para iniciantes:
ISO baixo: 50 a 200 - bom para retratos (sem movimentos), bastante luz e detalhamento grande, pois o sensor capta bastante informação.
ISO médio: 300 a 500 - eventos de família (possível movimentação), média luz médio detalhamento.
ISO alto: mais de 500 - Eventos de esporte e baladas (muito movimento), áreas de contraste e pouca luz, pouco detalhamento, pois o sensor capta menos informações.
Isso não uma regra, quando você estiver dominando mais a câmera vai conseguir fazer associações diferentes.

Se você ainda não comprou sua câmera


Não se prenda muito aos "MegaPixel" que a câmera consegue captar, o que garante uma boa foto é:

Lentes Cristalinas

Quanto mais puro o material usado melhor nitidez, as marcas mais famosas são Carl Zeiss e Leica. A Sony, Panasonic(Lumix), Pentax, Sansung Nikon ... alguns celulares. Mas nem todos os produtos dessas marcas utilizam essas lentes relativamente caras, mas é facil de achar essa informação, vem sempre escrito do ladinho da lente.

Milímetros indicados nas Lente e de abertura de foco.


A maioria das lentes domésticas vem com ajuste de foco nas funções pré salvas, como Macro, Retrato e Paisagem. Mas tem algumas com mais ajustes, na lente você acha indicado pela letra "f" e sua extensão ... como de f1,8/4,3.

O mm milimetro de ajuste das lentes, como a da foto ao lado de 70-210mm. Nas domésticas é mais comum o pessoal falar em zoom de 3x ou 4x óptico. Isso é muito importante, não só para aproximar coisas, mas também para evitar deformações.
Já tentou tirar foto dos olhos e só o nariz ficou em destaque!? é meio complicado explicar pq tem a ver com as linhas de convergência da luz, o nariz que está no meio tende a parecer maior, fica horrível, nem photoshop arruma isso, posicione a câmera um pouco mais longe e use o zoom para aproximar do rosto, assim irá respeitar mais as dimensões do rosto, por isso que no reflexo do espelho a foto parece ficar mais bonita, pq a distância do percurso da luz é dobrado.
No caso da foto do cachorro foi usado uma lente angular, que aumenta esse efeito, ele ficou lindo mas em pessoas fica muito feio.
Aprenda onde fica o "Time" da câmera, ele atrasa o click da foto, assim dá tempo para fazer a pose decente sem ter que ficar segurando a câmera. 
Fotos segurando a câmera de um angulo extremo mostrando os peito é HORRÍVEL. Se você quer tirar boas fotos abandone de vez essa prática.




O que eu recomendo hoje que tem no mercado por uma preço muito bom.
Panasonic Lumix ... A maioria delas tem lentes Leica
http://www.novomundo.com.br/loja?sL%5Bq%5D=lumix&sL%5Bqd%5D=

Sony ... não só esse modelo da promoção como toda a família
http://www.americanas.com.br/produto/110752289/camerasefilmadoras/cameradigital/cameracompacta/camera-digital-cybershot-dsc-w610-(14.1mp)-azul-c/-4x-de-zoom-optico-foto-panoramica-360-lcd-de-2.7_-e-bateria-recarregavel-+-cartao-sd-de-4gb-sony

Fuji
http://www.americanas.com.br/produto/110922831/camerasefilmadoras/cameradigital/camerasemiprofissional/camera-digital-finepix-s2950-(14-mp)-c/-18x-zoom-optico-filma-em-hd-foto-panoramica-dupla-estabilizacao-de-imagem-deteccao-de-sorriso-e-piscada-lcd-3.0_-+-cartao-sd-4gb-fuji

Estude sua câmera e tire o máximo que conseguir dela.

Making Of do curta metragem "Dragonfly Love" feito com o celular N8 da Nokia.
http://www.youtube.com/watch?v=ESufrHJvPLk

do blog http://carinhodescritoempalavras.blogspot.com.br

2 comentários: