segunda-feira, 30 de julho de 2012

Corset x Corselet

O corset, ou melhor, espartilho é um vestuário usado para afinar a cintura das mulheres e dar postura, é feito de tecido firme, sua forma é definida pelo molde e amarração, sustentada por múltiplas barbatanas de aço ou de plártico.
O corselet, ou corpete, lembra a estética dos espartilhos, mas não tem função de desenhar a cintura e de dar postura, é feito de tecido com elastano, pode vir com barbatanas.

Quando me interessei nos espartilhos o que havia nas lojas era somente as peças de lingerie que eram muito bonitas, só no manequim, pq no meu corpo cheinho  fica uma tragédia. Não digo que o termo espartilho é erroneamente usado nas lojas, pois é uma peça que historicamente passou por tantas transformações que refletiram o comportamento das mulheres na sociedade, então é aceitável dizer que essa lingerie de malha é um espartilho, uma peça confortável e fetichista, com suas rendas, babados e estampas. O mais adequado seria chama-lo de falso espartilho, falso corset... ou Corselet.
Comprei muitos desses, mas ficava decepcionada quando vestia, a peça embolava, perdia a forma e rasgava facilmente.

Pesquisando pela net conhecia a Black Cat corsets, a Madame Sher e o blog Tight Lacing, que explica tudo sobre a prática de acinturar usando espartilhos.

Fiz os meus primeiros espartilhos usando os materiais que achei nas lojas locais. Mas tenho lesão de digitação nas mãos, cortar os tecidos e manobrar a máquina de costura me exige muito esforço, por isso fiz um artigo, para as amigas que gostaram fazerem também.

Quando vi aqueles anúncios de corsets da China, comprei um para conferir a qualidade, paguei 35,00 reais, pela peça e o transporte, quando recebi pude constatar que era uma falsificação muito ruim dos corsets da Maya Hansen. Era apenas uma camada de tecido, não era reforçado, as barbatanas e o busk eram de plástico ao contrário do anúncio, as fivelas já estavam oxidando. A peça rasgou na primeira puxada das fitas de trás.
Eu já esperava receber uma peça ruim, é chocante ver as lojas importando e vendendo por 200,00 reais, e fazendo propaganda usando as fotos originais dos estilistas, acredite a peça é totalmente diferente da original.
Artigo do blog Tight Lacing falando do assunto:


Se você já nasceu com cintura até pode usar um "corset importado", mas tenha consciência de que se trata de uma cópia, não é bem feito, custam bem menos do que estão colocando nas etiquetas e que é impossível apertar ele sem rasgar. 
Já pensou você linda e maravilhosa na balada quando chega uma "vadia" usando o mesmo corset, mas original, desfilando a cintura fininha?! Ou eu saia de fininho, ou enchia a cara para esquecer o desgosto.

Mas não desanime, dá para ter bom espartilhos pagando pouco:

Corsets nacionais sob medida 

Há mais pessoas que fazem bom corsets, como minha amiga Lachat daqui de Cuiabá que faz corset para acinturar a partir de 120,00 reais. 
Eu com corset Lachat
Pedir para uma costureira fazer, muito difícil uma costureira aceitar fazer, pq a maioria delas não gostam de desenvolver molde sob medida, que é o caso do corset.

Fazer o próprio corset, sai entorno de 40,00 reais fazer um underbust simples, com barbatanas aço espiralado, zíper frontal. O problema é a maquina de costura, que custa caro e se for muito fraquinha não consegue atravessar camadas grossas de tecido.
Além de ser mais fácil de fazer, o underbust é o  modelo mais indicado para o "Tight Lacing".

Não recomendo usar cetim quando não se tem muita prática, e o zíper é bem mais fácil de abrir e fechar o corset.

http://julianacros.blogspot.com.br/2011/10/corset-underbust.html

Um comentário:

  1. legal meninas, é muito bom ver as meninas da nossa city fazendo e falando sobre este tema

    ResponderExcluir